O que preciso saber sobre a Asa-Delta?

Voo livre de asa delta no Rio de Janeiro

A asa-delta é um dos esportes radicais praticados no ar e tem ganho cada vez mais adeptos ao redor do Brasil e do mundo.  Um dos diferenciais deste esporte, a adrenalina não está na descida, o objetivo é planar e voar suavemente, tornando uma atividade apreciativa.

Uma espécie de aeronave feita com tubos de alumínio com uma vela feita de tecidos, a asa delta tem este nome devido a semelhança da letra grega delta, que tem forma de triângulo, como a aeronave.

A Asa-Delta nada mais é do que o sonho da humanidade: ter asas para voar como um pássaro! 

HISTÓRIA DA ASA-DELTA

Em meados do século VI, os chineses construíram pipas gigantes capazes de sustentar uma pessoa com até oitenta quilos. Porém o alemão Otto Lilienthal é considerado o precursor pois desde 1871 ele se dedicava na construção e testes de planadores próximo a Berlim. 

Na participação de um programa pioneiro da NASA, o norte-americano, Francis Rogallo criou uma aeronave que possuía estrutura semelhante, com o diferencial que era apoiado em um triciclo. E desde então os australianos John Dickenson, Bill Moyes e Bill Bennett foram os antecessores deste desporto.

RECORDES

O piloto norte-americano Dustin Martin é o recordista mundial desde 4 de julho de 2012, quando decolou rebocado por uma aeronave perto da dez da manhã, em Zapata (Texas – EUA) e pousou apenas às 19:00, próximo à Lubbock (Texas – EUA), sendo uma distância total em linha reta de 764 km. 

No Brasil o recorde é do piloto Eduardo Fernandes, que em 15 de outubro de 2013 decolou de uma rampa natural em Tacima – Paraíba, com apenas 150 metros de desnível, o que fez o início do voo ser bastante dificultoso. Apesar desta dificuldade, o piloto conseguiu fazer com que o voo durasse cerca de 10 horas, finalizando com uma vista incrível do pôr do sol.

O fato do voo ser iniciado em uma rampa natural difere dos demais recordes obtidos que em sua maioria sempre foram realizados a partir da ajuda de um avião rebocador, com altitude inicial de 800 metros acima do solo. 

Este fato também contribuiu para o novo recorde Sul-Americano da modalidade, e também foi o voo mais longo realizado a partir da decolagem de montanha em nível mundial

COMO A ASA-DELTA FUNCIONA 

De acordo com a pressão atmosférica e o formato do equipamento a asa consegue se manter estável somente pela resistência do ar, contando também com a ajuda do sol que aquece o solo e o ar próximo à ele, quando este ar dilata, fica menos denso do que as camadas superiores e sobe.  A asa delta usufrui a movimentação dessas massas de ar para manter-se estável e subir cada vez mais. 

A asa-delta é controlada apenas pela deslocação do peso do corpo do piloto, essa mudança permite a alteração do equilíbrio da asa, o que faz com que mude o direcionamento do voo. 

Além da asa-delta, os equipamentos necessários para voar com segurança, são: cinto de voo, paraquedas de emergência, mosquetões, capacete, altímetro, rádio comunicador e calçados que facilitem na decolagem e pouso. 

ATENÇÃO PARA A PRÁTICA DESTE ESPORTE

A prática do voo de asa-delta é segura se realizada com uma empresa séria e com profissionais certificados. O salto de asa delta não é uma atividade considerada perigosa, os acidentes registrados neste esporte na maioria das vezes foram com pilotos experientes e voando sozinhos. Respeitando as condições climáticas e com profissionais responsáveis, o risco de um acidente é baixíssimo. 

QUEM PODE VOAR DE ASA-DELTA? 

Desde que possua bom estado físico de saúde, o voo de asa-delta é livre para todos os públicos a partir dos 14 anos (menores de 18 anos são obrigados a estarem acompanhados do responsável legal e documentação com foto). E também não existe limite de idade para voar e ter essa experiência incrível. 

EXISTE LIMITE DE PESO PARA VOAR DE ASA-DELTA?

O limite de peso para um voo de instrução é de cerca de 95 quilos, não existindo limite mínimo. Além do limite de peso é importante que o candidato possua no mínimo 1,45 cm e no máximo 1,95 cm de altura.

É PRECISO TER EXPERIÊNCIA PARA VOAR DE ASA-DELTA? 

Como o voo é realizado pelo controle de um instrutor certificado, o pequeno treinamento para o candidato é realizado minutos antes da decolagem apenas para passar noções e orientações básicas para que o voo seja realizado de forma agradável e aproveitar ao máximo esse momento.

É POSSÍVEL VOAR EM DIAS NUBLADOS? 

Em algumas localidades e situações o voo de asa-delta em dias nublados pode ser a melhor opção para realizar esse passeio. Dependendo da intensidade, a chuva não implica no cancelamento dos voos de asa-delta. O fator mais importante neste caso é a direção e intensidade do vento, porém são fatores que os instrutores saberão informar com propriedade antes da decolagem. 

PRECISO UTILIZAR ROUPA ESPECÍFICA?

Dê preferência para roupas confortáveis e justas ao corpo, evite levar chapéus, bonés e vestir sandálias e chinelos. Caso o dia esteja frio, é interessante levar um casaco porque o vento pode ser desagradável durante o voo. O importante é estar se sentindo confortável para essa aventura.

O QUE LEVAR PARA VOAR?

Para seu conforto é interessante que porte protetor solar, repelente e água. Também não esqueça de levar um celular ou câmera para tirar muitas fotos e usar a hashtag: #CentroDeVooLivre

O voo de asa-delta com certeza é uma das melhores experiências para viver e guardar sempre na memória, além de ser uma história para contar sobre essa aventura incrível sobre uma perspectiva única.

Ficou com vontade de voar de asa-delta? Com a Rio Centro de Voo Livre nós garantimos que a experiência será única, emocionante e muito segura. Faça agora mesmo o agendamento online!

Conheça mais sobre o voo livre…

O que preciso saber sobre o voo de parapente

O que preciso saber sobre o voo de parapente

O parapente é uma modalidade de voo livre onde é possível realizar o salto duplo guiado pelo instrutor, e o passageiro aproveita para contemplar a paisagem e a adrenalina proporcionada pelo salto. A experiência é única e a vista inesquecível!  Separamos alguns pontos...

Parceria com a Orion Branding – Rio Porque Tô No Rio

Parceria com a Orion Branding – Rio Porque Tô No Rio

O Rio é de Janeiro, o Rio é carioca, o Rio é maravilha! E novamente a Orion Branding volta com inspiração, com muito amor, emoção e explosão! O Rio é uma mistura de ritmos, gostos e estilos diferentes. Tudo isso estará na @RioPorqueToNoRio O Rio Centro de Voo Livre em...

Relação entre alpinistas e o parapente

Relação entre alpinistas e o parapente

Uma das origens do esporte, talvez a mais relevante, tem uma relação forte com alpinistas nos Alpes (Europa). Eles usavam pequenos paraquedas, que antes foram testados pelo exército norte-americano, para descer as montanhas o mais rápido possível depois de uma longa...