• Português
  • English
  • O Que Preciso Saber Sobre o Voo de Parapente

    O parapente é uma modalidade de voo livre onde é possível realizar o salto duplo guiado pelo instrutor, e o passageiro aproveita para contemplar a paisagem e a adrenalina proporcionada pelo salto. A experiência é única e a vista inesquecível! 

    Separamos alguns pontos interessantes sobre essa modalidade que está crescendo e ganhando cada vez mais adeptos:

    A História do Parapente

    Em meados de 1965, o norte-americano Dave Barish criou o slope soaring (voo de talude), a prática de salto com vela. Simultaneamente, Domina Jalbert criou um paraquedas em que o velame é constituído por células, gerando o efeito de asa de avião. Este modelo deu origem aos atuais paraquedas, parapentes e kites (kitesurf). 

    Mais tarde, em 1978, o parapente foi criado no “Parachute Club d’Annemasse”, França, para ser utilizado como treino aos paraquedistas na precisão na aterrissagem sem um avião. Em 1985, foi admitido como desporto pela Fédération Française de Vol à Voile.

    Imagem de um dos voos feitos em 1965 – Fonte: Hangar do Vinna

    Diferença Entre Parapente e Paraquedas 

    Essa é uma dúvida muito comum entre pessoas que desejam saber mais sobre o assunto. São dois equipamentos diferentes com objetivos distintos. O paraquedas geralmente é utilizado por atletas e profissionais radicais para decolagens de avião e em alguns casos de prédios, pontes, antenas etc. Já o parapente os atletas saem sempre de um ponto fixo desfrutando das correntes de ar para realizar passeios. 

    O parapente é um planador que evoluiu do paraquedas. A ideia surgiu do americano Barish, mas quem deu início à modalidade foram três paraquedistas franceses. Atualmente o parapente também é considerado um dos desportos aéreos de voo livre, junto dos voos de asa delta e planador. 

    Condições Climáticas para Voar de Parapente

    É recomendado que o vento para decolagem esteja entre 5km/h e 15 km/h, para que a decolagem seja fácil e segura. Evitar realizar este tipo de voo com ventos fortes demais ou com nuvens muito grandes e escuras, pois são fatores que interferem tanto na decolagem quanto na qualidade do voo. 

    Além do vento e das nuvens, as correntes de ar também são um fator muito importante para se levar em consideração. Denominadas “térmicas” são as correntes de ar quente ascendentes, as mesmas que fazem gaviões, urubus e águas voarem tão alto sem precisarem de propulsão. Por isso, sempre é bom realizar o voo com profissionais capacitados no assunto. 

    Imagem de voo de parapente – Fonte: Acervo Rio Centro de Voo Livre

    Como Funciona o Voo de Parapente

    Antes de decolar, o instrutor irá repassar todas as informações necessárias dos procedimentos que envolvem o voo, além de uma simulação de como será a decolagem e o pouso. 

    Quando ocorre o processo para a decolagem, o passageiro precisa manter-se em pé e acompanhar o piloto na corrida até que estejam pairando no ar e que o piloto autorize que sente-se. 

    Então é só curtir a experiência de voar, e se conseguir, tirar muitas fotos para o registro desse momento incrível. 

    A maioria das pessoas acreditam que o pouso é complicado, mas na realidade é muito suave e o passageiro precisa apenas levantar as pernas. Na própria  cadeirinha tem uma espécie de airbag para reduzir o impacto e evitar desconforto ao passageiro.

    Imagem de um Pouso de Parapente – Fonte: Dreampass

    Sobre os Equipamentos

    No Rio Centro de Voo Livre, você irá realizar o voo com um equipamento homologado e próprio para o voo duplo. A capacidade é de até 200kg e conta com o paraquedas de emergência, item obrigatório.

    Nossos equipamentos contam com a segurança e ergonomia necessária para que seu voo seja incrível. 

    O Que Levar para o Voo de Parapente? 

    • É importante ir com uma roupa confortável;
    • De preferência, calçar um tênis; 
    • A recomendação é usar um agasalho ou um corta vento pois voando o clima tende ser mais frio;
    • Use e abuse do protetor solar, repelente e água.

    O Que Está Incluso no Voo de Parapente?

    Com o Rio Centro de Voo Livre, você terá incluso: 

    • A experiência com todos os equipamentos de segurança necessários;
    • Equipamentos homologados e específicos para o voo duplo;
    • Seguro;
    • Taxa do Clube;
    • Transporte até a área de decolagem;
    • Treinamento antes da decolagem;
    • Instrutor certificado pela CBVL e ANAC;
    • Certificação do voo realizado.

    O voo de parapente é muito seguro se realizado com uma empresa séria que respeite todas as normativas para esportes de voo livre. É garantia de muita adrenalina e emoção

    Com o Rio Centro de Voo Livre, você conhece o Rio de Janeiro por uma perspectiva única que ficará sempre guardado em sua memória. Não perca tempo, venha voar com a empresa OFICIAL de voo livre do Rio de Janeiro! Clique aqui para saber mais.