• Português
  • Español
  • English
  • O que preciso saber sobre Asa Delta?

    A asa delta é um dos maiores esportes radicais praticados no ar e tem ganho cada vez mais adeptos ao redor do Brasil e do mundo.  Um dos diferenciais deste esporte, a adrenalina não está na queda, o objetivo é planar e voar suavemente, tornando uma atividade apreciativa.

    Uma espécie de aeronave feita com tubos de alumínio com uma vela feita de tecidos, a asa delta tem este nome devido a semelhança da letra grega delta, que tem forma de triângulo, como a aeronave.

    A Asa Delta nada mais é do que o sonho da humanidade: ter asas para voar como um pássaro! 

    Imagem de um Voo de Asa Delta no Rio de Janeiro/RJ – Fonte: Acervo Rio Centro de Voo Livre

    HISTÓRIA DO ASA DELTA

    Em meados do século VI, os chineses construíram pipas gigantes capazes de sustentar uma pessoa com até oitenta quilos. Porém o alemão Otto Lilienthal é considerado o precursor pois desde 1871 ele se dedicava na construção e testes de planadores próximo a Berlim. 

    Na participação de um programa pioneiro da NASA, o norte-americano, Francis Rogallo criou uma aeronave que possuía estrutura semelhante, com o diferencial que era apoiado em um triciclo. E desde então os australianos John Dickenson, Bill Moyes e Bill Bennett foram os antecessores deste desporto.

    Imagem de Otto Lilienthal em um de seus voos testes. Fonte: Ecobrasil

    RECORDES

    O piloto norte-americano Dustin Martin é o recordista mundial desde 4 de julho de 2012, quando decolou rebocado por uma aeronave perto da dez da manhã, em Zapata (Texas – EUA) e pousou apenas às 19:00, próximo à Lubbock (Texas – EUA), sendo uma distância total em linha reta de 764 km. 

    No Brasil o recorde é do piloto Eduardo Fernandes, que em 15 de outubro de 2013 decolou de uma rampa natural em Tacima – Paraíba, com apenas 150 metros de desnível, o que fez o início do voo ser bastante dificultoso. Apesar desta dificuldade, o piloto conseguiu fazer com que o voo durasse cerca de 10 horas, finalizando com uma vista incrível do pôr do sol.

    O fato do voo ser iniciado em uma rampa natural difere dos demais recordes obtidos que em sua maioria sempre foram realizados a partir da ajuda de um avião rebocador, com altitude inicial de 800 metros acima do solo. 

    Este fato também contribuiu para o novo recorde Sul-Americano da modalidade, e também foi o voo mais longo realizado a partir da decolagem de montanha em nível mundial

    COMO ASA DELTA FUNCIONA 

    De acordo com a pressão atmosférica e o formato do equipamento a asa consegue se manter estável somente pela resistência do ar, contando também com a ajuda do sol que aquece o solo e o ar próximo à ele, quando este ar dilata, fica menos denso do que as camadas superiores e sobe.  A asa delta usufrui a movimentação dessas massas de ar para manter-se estável e subir cada vez mais. 

    A asa delta é controlada apenas pela deslocação do peso do corpo do piloto, essa mudança permite a alteração do equilíbrio da asa, o que faz com que mude o direcionamento do voo. 

    Além da asa delta, os equipamentos necessários para voar com segurança, são: cinto de voo, paraquedas de emergência, mosquetões, capacete, altímetro, rádio comunicador e calçados que facilitem na decolagem e pouso. 

    Imagem de um voo de asa delta com o instrutor realizando o descolamento com o peso do corpo. Fonte: Acervo Rio Centro de Voo Livre

    ATENÇÃO PARA A PRÁTICA DESTE ESPORTE

    A prática do voo de asa delta é segura se realizada com uma empresa séria e com profissionais certificados. O salto de asa delta não é uma atividade considerada perigosa, os acidentes registrados neste esporte na maioria das vezes foram com pilotos experientes e voando sozinhos. Respeitando as condições climáticas e com profissionais responsáveis, o risco de um acidente é baixíssimo. 

    Imagem de um Voo de Asa Delta no Rio de Janeiro/RJ – Fonte: Acervo Rio Centro de Voo Livre

    QUEM PODE VOAR DE ASA DELTA? 

    Desde que possua bom estado físico de saúde, o voo de asa delta é livre para todos os públicos a partir dos 14 anos (menores de 18 anos são obrigados a estarem acompanhados do responsável legal e documentação com foto). E também não existe limite de idade para voar e ter essa experiência incrível. 

    EXISTE LIMITE DE PESO PARA VOAR DE ASA DELTA?

    O limite de peso para um voo de instrução é de cerca de 95 quilos, não existindo limite mínimo. Além do limite de peso é importante que o candidato possua no mínimo 1,45 cm e no máximo 1,95 cm de altura.

    É PRECISO TER EXPERIÊNCIA PARA VOAR DE ASA DELTA? 

    Como o voo é realizado pelo controle de um instrutor certificado, o pequeno treinamento para o candidato é realizado minutos antes da decolagem apenas para passar noções e orientações básicas para que o voo seja realizado de forma agradável e aproveitar ao máximo esse momento.

    É POSSÍVEL VOAR EM DIAS NUBLADOS? 

    Em algumas localidades e situações o voo de asa delta em dias nublados pode ser a melhor opção para realizar esse passeio. Dependendo da intensidade, a chuva não implica no cancelamento dos voos de asa delta. O fator mais importante neste caso é a direção e intensidade do vento, porém são fatores que os instrutores saberão informar com propriedade antes da decolagem. 

    Imagem de um Voo de Asa Delta no Rio de Janeiro/RJ – Fonte: Acervo Rio Centro de Voo Livre

    PRECISO UTILIZAR ROUPA ESPECÍFICA?

    Dê preferência para roupas confortáveis e justas ao corpo, evite levar chapéus, bonés e vestir sandálias e chinelos. Caso o dia esteja frio, é interessante levar um casaco porque o vento pode ser desagradável durante o voo. O importante é estar se sentindo confortável para essa aventura.

    O QUE LEVAR PARA VOAR?

    Para seu conforto é interessante que porte protetor solar, repelente e água. Também não esqueça de levar um celular ou câmera para tirar muitas fotos e usar a hashtag: #CentroDeVooLivre

    O voo de asa delta com certeza é uma das melhores experiências para viver e guardar sempre na memória, além de ser uma história para contar sobre essa aventura incrível sobre uma perspectiva única.

    Ficou com vontade de voar de asa delta? Com a Rio Centro de Voo Livre nós garantimos que a experiência será única, emocionante e muito segura. Faça agora mesmo o agendamento online!