• Português
  • Español
  • English
  • Pepê Lopes: multi esportista campeão de voo livre

    Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, mais conhecido como Pepê, foi um esportista, músico e empresário brasileiro. Este atleta foi um ícone importantíssimo no final do século passado, se você não o conhece, saiba que há diversas homenagens a ele no Rio de Janeiro, dentre elas:

    • Praia do Pepê: um trecho da Barra da Tijuca;
    • Avenida do Pepê: localizada na orla da praia que leva seu nome;
    • Dia Estadual do Voo Livre: no dia do seu nascimento (2 de setembro).

    A carreira esportiva de Pepê começou cedo, desde os 9 anos já demonstrava seu talento no Hipismo, na Sociedade Hípica do Rio de Janeiro. Lugar onde inciou sua coleção de troféus, na sequência foi um dos pioneiros do surfe brasileiro e ganhou destaque internacional estando sempre acima dos 20 melhores do mundo.

    Campeão no hipismo e no surfe, Pepê ainda praticava natação, judô, jiu-jitsu, esqui, pesca submarina e futebol, mas foi o Voo Livre que o consagrou. Conquistou o Campeonato Mundial Aberto de Voo Livre, em 1981, com apenas 24 anos, no Japão. Na tentativa de conquisar o seu bicampeonato (dez anos mais tarde) o nosso multi campeão sofreu um acidente. Na época, a organização do campeonato foi  fortemente criticada por realizar o evento em condições climáticas extremamente desfavoráveis.

    Pepê foi – e continua sendo – uma grande inspiração para todos esportistas do Brasil. No Youtube é possível encontrar diversas entrevistas com ele, as mais destacadas:

    O tempo passou e sua barraca, inaugurada pelo próprio campeão, ainda está na orla da praia. É possível contemplar a vista, desta parte da praia, observando os atuais praticantes de Surf e de Kite Surf, o local fica próximo ao Centro de Voo Livre, onde pode-se admirar também os atuais praticantes do Voo Livre (em nosso local de pouso).

    Distância da Barraca do Pepê (praia do Pepê) e o Centro de Voo Livre: 11 minutos ~ 7,6 km.

    Por fim, nos acompanhe também no Instagram: @riocentrodevoolivre, lá você poderá ficar por dentro de promoções e sorteios de voos. Além de conferir em tempo real as condições climáticas e do vento na Praia de São Conrado (sede do Centro de Voo Livre).